Fibra óptica: fusão
A fibra ótica é um tubo de luz com diâmetro aproximado de um fio de cabelo, onde transmite luz sem interferência de campos eletromagnéticos ou transmissão de energia elétrica.
A Fibra óptica resiste bem a tração linear, não sendo nada aceitável sua dobra, haja vista ser um tubo de vidro e que não resiste a dobras com ângulo maior ou igual a 90˚.
A Fibra Óptica apresenta várias vantagens em relação aos meios físicos tradicionais:
-
Os dados podem ser transportados digitalmente por meio de luz
-
São muito mais fáceis de manusear e transportar por ter volume e peso inferior ao dos cabos convencionais em cobre
-
Não sofrem interferências do clima, não trafegam energia elétrica, não tem risco de choque elétrico, não enferrujam, não oxidam, entre outras diversas vantagens que só a fibra óptica trás
-
Possuem capacidade de transmissão infinitamente maior do que cabos de metal
-
Transmitem dados a distâncias infimamente maiores dos que os cabos de metal
O processo de fusão de duas fibras óticas, passam por etapas importantes visando uma fusão bem feita e com baixa perda de potência em db.
A fusão é importante estar limpa com álcool 70% e com corte preciso para que não haja perdas. Após a fusão a rede deve ser atestada por meio de OTDR para que identifique possíveis falhas na rede, detectando e identificando o problema antes de acontecer. Uma boa fusão, reduz a atenuação, evitando perdas de pacotes e latência na rede, reduzindo custos com manutenção e paradas impróprias.
Consulte a MXconect, nós temos toda estrutura técnica necessária para desenvolver sua rede com segurança, conhecimento e expertise de quem atua com fibra óptica na prática a anos, executando serviços com qualidade e eficiência para todos nossos clientes.